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Parnall Peto e HMS M2 a saga do submarino porta-aviões



O submarino porta-aviões apareceu pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial, segundo relatórios de combates verificados e modelos em escala, no museu do Arsenal de Marinha do Brasil, em combate real; uma vez que a Marinha do Brasil participou da Primeira Guerra Mundial. Esses barcos Submarinos, transportavam de um a dois hidro-aviões biplanos, que podiam pousar e levantar vôo da água do mar, esses aviões do tipo de caça - bombardeiros e torpedeiros; alguns mineiros. Eram muito utilizados na época. Os aviões eram transportados no interior, nos porões dos submarinos, pois as asas desses aviões eram dobráveis e eram içados através de guindastes, para o interior (no seu transporte) e para o exterior do submarino (para fins operacionais). A operacionalização dos aviões necessariamente eram sempre externas ao submarino, quando as asas eram ajustadas para o vôo, desdobradas, e o piloto e co-piloto se instalavam na carlinga desses aviões, após serem devidamente armados, então, para iniciar a operação naval. Sendo essa operação naval de torpedeamento, bombardeio, instalação de minas em campos - minados, definidos no teatro de operaçãoes e outras operaçãoes militares - navais.

                                HMS M2 
O HMS M2 foi um Royal Navy aeronaves de transporte submarino naufragado em Lyme Bay , Dorset , Inglaterra , em 26 de janeiro de 1932. Ela foi um dos três M-classe acabados.
Quatro submarinos da classe M substituiram a ordem durante dos últimos quatro K-classe , K17 - K21 . Embora fossem semelhantes em tamanho, os M-classe eram um design totalmente diferente do K-classe, embora seja possível que algum material encomendado para os K-barcos foram usados neles. De qualquer maneira, o fim da Primeira Guerra Mundial fez com que apenas três fossem concluídos.
M2 foi construído no estaleiro Vickers em Barrow in Furness , em 1916, e lançado em 1919. Como os outros membros de sua classe, ela estava armado com uma arma single de 12 polegadas (305mm), bem como tubos de torpedo .
Os submarinos da classe M eram muito grandes para o seu tempo com 90 m de comprimento. Eles foram concebidos para funcionar como submarinos monitores ou cruzadores . Eles deslocavam 1.600 toneladas longas (1.600 t) na superfície e 1950 toneladas de comprimento (1.980 t) quando submerso. Dois motores diesel de 12 cilindros produzião 2.400 hp (1.800 kW), na superfície; subaquática, eles eram impulsionados por motores elétricos de 1.500 hp (1.100 kW).
Após o naufrágio acidental do M1 em 1925, o M2 e seu irmão M3 foram retirados de serviço e transferidos para uso experimental. Sua arma de 12 polegadas foi removida, substituída por um pequeno hangar, o trabalho foi concluído em 1928. Ele poderia levar um pequeno hidroavião Parnall Peto  , especialmente concebidos para o M2 , que poderia ser lançado por uma catapulta hidráulica dentro de alguns minutos na superfície. O avião iria pousar ao lado do submarino e ser inçado a bordo usando um guindaste . O submarino operarava à frente da esquadra de batalha em um papel de reconhecimento, com seu hidroavião voando como espião.
                                                                  Peto Parnall


O Peto Parnall era um pequeno hidroavião projetado no início de 1920 para uso com um submarino tranporetador de aeronáves.
Dois exemplos foram projetados e construídos pela George Parnall and Company  com o projetista Harold Bolas. Foi um dos projetos mais desafiadores em que a empresa se comprometeu, por causa do pequeno hangar em que a aeronave operava, montado na frente do submarino na torre de comando .
Mistos de madeira, tecido, alumínio e aço, que tinha extensão desigual, asas dobráveis com reforço foram algumas das soluções encontradas. A primeira aeronave, N181 , era alimentado por um motor Bristol Lucifer de 128 hp. O desempenho foi em geral satisfatório, mas melhorias foram feitas e a máquina foi reconstruída com novas alas, e um motor Armstrong Siddeley Mongoose de 169 hp . Testes tanto no mar como no ar mostraram que o projetista Harold Bolas, tinha cumprido as exigências e foi oficialmente considerado excepcionalmente bom.

Especificações

·         Envergadura : 28 pés em 5 (8,66 m)
·         Altura: 8 pés em 11 (2,72)
·         Área da asa: 174 pés ² (16,17 m²)
·         Peso vazio : 590 kg
·         Peso carregado: 1.950 885 kg
·         Motor : 1 × Armstrong Siddeley Mongoose IIIC cinco cilindros refrigerado a ar de motor radial com duas hélices com pás de madeira com 135 hp (101 kW)
Execução
·         Velocidade máxima : 182 km / h
·         Tempo de voo : 2 horas
·         Taxa de subida : 600 pés / min (3,05 m / s)
      O acidente
      Sua tripulação inteira de 60 homens foram mortos no acidente. O submarino foi encontrado em 03 de fevereiro, oito dias depois de sua perda. Ernext Cox, o especialista de salvamento que tinha leavantado os navios de guerra alemães em Scarpa Flow, foi contratado para salvar o M2. Em uma operação que durou quase um ano e 1.500 mergulhos, em 08 de dezembro de 1932, ele foi levantado dentro de 20 pés (6,1 m) da superfície mas um vendaval no resgate o enviou para baixo no lugar de descanso final. A porta do hangar foi encontrada aberta e a aeronave ainda na mesma. O acidente foi devido à água que entrou no submarino através da porta do hangar, que tinha sido aberta para lançar a aeronave logo após vir à superfície.