P-51 Mustang
P51 Mustang |
O P-51 Mustang foi um caça norte-americano de longo alcance
com motor a pistão, usado na Segunda Guerra Mundial, na Guerra da Coreia e
outros conflitos. Durante a Segunda Guerra, pilotos de Mustang alegaram terem
derrubado 4.950 aeronaves inimigas, perdendo apenas para o Grumman F6F Hellcat
entre os caças dos Aliados.
O Mustang foi concebido, projetado e construído pela North
American Aviation (NAA), em resposta a uma especificação da Grã-Bretanha. O
protótipo NA-73X voou pela primeira vez em 26 de outubro de 1940. O caça fora
originalmente projetado para utilizar o motor Allison V-1710, certificado para
baixas altitudes, e voou operacionalmente pela primeira vez com a Royal Air
Force(RAF) britânica, nas missões de reconhecimento aéreo e ataque ao solo. A
versão definitiva, o P-51D, era impulsionado pelo Packard V-1650-7, uma versão
do Rolls-Royce Merlin produzida sob licença, e armado com seis metralhadoras M2
Browning .50 (12,7mm).
A partir do final de 1943, os P-51B ( e também P-51D desde a
metade de 1944) foram usados pela Oitava Força Aérea da USAAF para escoltar
bombardeiros pesados em missões sobre a Alemanha. Já a RAF e a Nona Força Aérea
da USAAF usavam os Mustangs motorizados com Merlin como caças-bombardeiros,
ajudando a consolidar a superioridade aérea dos Aliados em 1944. O P-51 também
foi usado em outras frentes Aliadas, como o Norte da África, Mediterrâneo e
Itália, além de limitado serviço contra o Japão na Guerra do Pacífico.
P51 Mustang |
No início da Guerra da Coreia, o Mustang era o principal
caça usado pelas Nações Unidas até que os caças a jato, incluindo o F-86,
ocupassem seu lugar, com o Mustang passando a ser usado como caça-bombardeiro
para ataques ao solo. Apesar do surgimento dos caças a jato, o Mustang
permaneceu em serviço em algumas forças aéreas até o início da década de 1980.
Depois da Segunda Guerra Mundial e da Guerra da Coreia, muitos Mustangs foram
convertidos para uso civil, especialmente para corridas aéreas.
Origens e Desenvolvimento
Em 1938, o governo britânico estabeleceu uma comissão de
compra de material bélico com os Estados Unidos, liderada por Sir. Henry Self.
Uma das muitas tarefas de Self era organizar a produção de aviões
norte-americanos para a RAF. Contudo àquela época as escolhas estavam bastantes
limitadas: nenhum dos a aviões norte-americanos possuía os padrões Europeus de
construção e desempenho. Apenas o Curtiss P-40 Tomahawk tinha chegado perto,
porém mesmo com a fábrica da Curtiss já a funcionar à capacidade máxima, havia
dificuldades em atender à demanda por esse avião. A este ponto, o presidente da
North American Aviation (NAA), James H. Kindelberger, abordou Self com a visão
de vender o novo bombardeiro médio da North American, o B-25 Mitchell. Em vez
disso, Self perguntou se a NAA poderia produzir o P-40 Tomahawk sob licença da
Curtiss.
História Operacional
A utilização em larga escala da versão C do P-51 Mustang
pelas forças aéreas dos Estados Unidos e Grã-Bretanha foi decisiva para o
sucesso e continuidade dos bombardeios de longo alcance sobre a Europa ocupada
pela Alemanha e seus aliados, a partir do final de 1943. A aeronave era capaz
de, com um tanque de combustível extra, poder atingir autonomia de voo que lhe
permitia escoltar na ida e na volta os bombardeiros aliados, tendo capacidade
de combate similar aos caças europeus da época.
P51 Mustang Destroyed |
Antes da introdução do P-51, os bombardeiros pesados aliados
B-17 e B-24 dispunham de escolta por caças P-47 Thunderbolt apenas em parte do
caminho até o alvo a ser bombardeado, devido ao curto alcance daqueles caças. A
Luftwaffe rapidamente aprendeu a atacar os bombardeiros fora do alcance do
caças de escolta, causando perdas bastante severas . O P-51, com sua capacidade
de penetrar profundamente no território inimigo em missões defensivas de
escolta ou ofensivas diretas contra os caças alemães em seu próprio território,
foi responsável, em boa parte, pelo sucesso aliado em anular a Luftwaffe e
prejudicar o poderio industrial à serviço da Alemanha.
Sua utilização foi igualmente decisiva na Guerra do
Pacífico. A partir do segundo semestre de 1944, o P-51 foi utilizado com o
mesmo fim: ataques aos caças nipônicos em território inimigo e, principalmente
a partir de fevereiro de 1945, como caça de escolta aos bombardeiros americanos,
tendo como base principal o aeródromo de Iwojima. Note-se que o último
contra-ataque japonês nesta batalha foi um ataque noturno justamente contra o
acampamento dos pilotos de P-51.
Fraquezas
P51 Mustang |
Seus principais defeitos, a fragilidade do sistema de refrigeração
líquida ante ao fogo antiaéreo de pequeno calibre, e a instabilidade de voo
para manobrar quando armado com bombas ou foguetes, fez com que, para ataques
terrestres, os aliados ocidentais tanto na europa quanto no oriente,
privilegiassem a utilização de outros aviões para este fim, como o Republic
P-47 Thunderbolt, que usava motor radial com refrigeração a ar.
P51 Mustang |
P51 Mustang cabine |
P51 Mustang crash |
P51 Mustang destoyed in the sea |
P51 Mustang of the 383 fighter squadron at RAF honington england 1944 |
Video P51 Mustang
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