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V-2 a bomba voadora


O foguete V2 ( sigla em alemão para Vergeltungswaffe – arme de vingança), ou simplesmente V2 – (cujo nome-código alemão original era A4), foi o primeiro missil balistico, tendo sido usado pela Alemanha durante as últimas fases da Segunda Gerra Mundial principalmente contra alvos britânicos e belgas. Recebeu este nome porque era uma arma alemã que se seguiu ao V-1, uma bomba que voava como avião a jato.
O engenheiro alemão Wernher von Braun foi um de seus principais desenvolvedores, na estão experimental do exército alemão de Peenemünde. O verdadeiro nome do foguete era Aggregat 4 (A4), mas ele ficou mais conhecido pelo nome Vergeltungswaffe 2 (Arma de Represália 2), dado pelo então Ministro da Propaganda Joseph Goebbels, já que as V2 eram lançadas em represália aos bombardeios aliados.

Até 1942 nenhumfoguete grande havia deixado o solo, muito embora todo o funcionamento das V2 e dos futuros foguetes tenha sido descrito muito antes por pioneiros como Konstantin Tsiolkovsky (URSS) e Hermann Oberth (Alemanha). O americano Robert Hutchings Goddard foi mais longe ao construir pequenos foguetes capazes de atingir grandes altitudes.
No entanto, nada se comparava ao desafio dos projetistas da V2: um foguete pesando 14 toneladas, lançado a 80 km de altura , desenvolvendo para isto mais de meio milhão de cavalos-vapor, tudo isto reduzido em um motor de pouco mais de 1,65 m de comprimento e pesando 450 kg.

O projeto da V2 era máxima prioridade dos nazistas, já que o destino da Segunda Guerra Mundial pouco a pouco pendia para o lado dos aliados, e apenas uma arma nova e excepcional poderia mudar este rumo.
As V2 eram propelidas a álcool combustivel (mistura de 75% de álcool etilico com 25% de água) e oxigênio líquido, chamado de lox. Os motores geravam um máximo de 72574 kg de empuxo, desenvolvendo velocidade de 1341 m/s, com um raio de alcance de 321 a 362 km. O álcool etílico usado nestes foguetes era produzido a partir da batata, que era produzida em abundância principalmete na Prússia Oriental.

Devido às altas temperaturas do motor, os projetistas da V2, inteligentemente, usaram, o próprio álcool combustivel como refrigerante do motor. Isto era feito injetando o álcool combustível ao redor do bocal, formando uma película protetora.
As manobras de vôo eram feitas por meio de aletas que interferiam na direção do jato do foguete, solução simples se comparada com a dificuldade dos foguetes atuais, em que todo o motor gira para mudar a direção do jato. A orientção de vôo era feita por meio de giroscópios.
Em 1944 Wernher von Braun foi detido pelos nazistas por supostamente ter declarado que as V2 não haviam sido destinadas ao uso militar, mas sim para as futuras viagens espaciais. Tendo dito ou não, von Braun estava certo, e a V2 deixou sua influência permanente no desenvolvimento dos futuros foguetes que seriam usados na explorção espacial.
   
Sabe-se que em Peenemünde os alemães faziam esforços para dotar a V2 de múltiplos estágios e capaciade para vôo transatlânticos. Diversos testes com foguetes de combustível sólido e múltiplos estágios haviam sido feitos. Quando a Alemanha caiu em 1945, toda esta tecnologia, desenvolvida ao longo de uma década ao custo de milhôes de marcos, estava pronta para ser usada pelos alisados.


V2 sendo usada em testes pelos americanos
 Depis da Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos e a URSS capturaram a maioria dos engenheiros que trabalharam na desenvolvimento da V2 (na operação Paperclip). Particularmente importante para os Estado Unidos foi a captura de Wernher von Braun, um dos principais projetistas alemães, que participou ativamente do programa de míssies balísticos dos Estados Unidos e depois dos primeiros passos do programo espacial estadounidense.



Resultado do ataque de um foguete V-2 em 27 de Novembro de 1944 a Antuérpia (Bélgica)




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